• phronesys@phronesys.com.br
  • Ligue +55 (45) 3038.4110

Definição

ENGENHARIA DE SISTEMAS


A engenharia de sistemas é uma abordagem interdisciplinar e uma metodologia, para permitir a realização de sistemas bem sucedidos. Concentra-se na definição das necessidades do cliente e nas funcionalidades necessárias no início do ciclo de desenvolvimento, documentando os requisitos, e depois evoluindo para a síntese do projeto e validação do sistema, considerando o problema completo. A engenharia de sistemas considera tanto as necessidades de negócio quanto as questões técnicas dos clientes, com o objetivo de fornecer um produto de qualidade que atenda às necessidades dos usuários.

O processo de engenharia de sistemas deve assegurar, a interoperabilidade e a integração de todas as interfaces físicas, operacionais e funcionais. Certificar que a definição do sistema e o projeto refletem os requisitos de todos os elementos da empresa e ainda, caracterizar e gerenciar os riscos técnicos.


A engenharia de sistemas é a aplicação de esforços científicos e de engenharia para:


1. Transformar uma necessidade operacional em uma descrição dos parâmetros de desempeho e de configuração de um sistema, através do uso de um processo iterativo de definição, síntese, análise, projeto, teste, avaliação e validação;
2. Integrar parâmetros técnicos relacionados, assegurar a compatibilidade de todas as interfaces físicas, funcionais e de software, de maneira que otimize a definição total e o projeto do sistema;
3. Integrar confiabilidade, facilidade de uso, segurança, produtividade, capacidade de suporte, manutenção, disponibilidade e outros fatores em um esforço total de engenharia para atender custo, cronograma e metas de desempenho técnico.


A engenharia de sistemas envolve atividades a partir da concepção e durante todo o processo de desenvolvimento empregado na evolução de um sistema, do ponto inicial onde uma necessidade é identificada, até a produção, desenvolvimento e instalação de tal sistema para utilização pelo usuário.


Em geral, sistemas são compostos de muitos elementos diferentes que interagem entre si. Apesar de cada um ser único e possuir suas capacidades e características, a combinação deles deve ser organizada e integrada em uma estrutura colaborativa, conhecida como arquitetura do sistema. Mais especificamente, a arquitetura pode ser definida como a organização fundamental de um sistema, incorporada em seus componentes, seus relacionamentos internos e com o ambiente, e ainda, com os princípios orientadores de seu projeto e evolução.

Qualidade

Todos os projetos realizados pela Phronesys Engenharia seguem as normas NBR 5410 e NR 10, tendo a obrigatoriedade do fornecimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) em conjunto a documentação técnica.

Leia mais...
Fale conosco
  • Rua Carlos Chagas, 539 - Pacaembu - Cascavel - PR

  • +55 (45) 3038.4110

  • phronesys@phronesys.com.br

Confira nossos produtos e serviços